O diretório do Partido Socialista do Brasil (PSB) fez sua convenção na manhã deste domingo (21) em São José dos Pinhais, com a participação da prefeita Nina Singer. Citada em uma matéria da página @rede190, não foi feita nenhuma foto da prefeita, tampouco filmagens, talvez por vergonha.
O deputado federal Luciano Ducci (PSB), que é pré-candidato a prefeito de Curitiba, enviou uma mensagem aos participantes e já afirmou outras vezes, em matérias divulgadas na capital, que onde seu partido e o do vice-presidente Geraldo Alckmin estiverem, o PT estará junto. Há burburinho nos bastidores de que o vereador Wilson Cabelo (PT), atendendo às diretrizes estaduais da agremiação, pode buscar a vice de Nina Singer, pois aparece em quarto lugar com pouquíssima porcentagem nos recentes levantamentos e enquetes pela cidade.
A prefeita Nina Singer é conhecida apoiadora da esquerda e, nesse evento, fez questão de aparecer em fotos somente com o pré-candidato a vereador Andrei Gondro, que também procura, em seu material de pré-campanha, camisetas e adereços, esconder o vermelho dos comunistas/socialistas.
O deputado estadual Thiago Buhrer também participou e apareceu nas postagens nas redes sociais de Aldrian Matoso, também esquerdista e outro pré-candidato a vereador e assecla da prefeita.
Esquerda tem três pré-candidatos
Além de Nina e Cabelo, em São José dos Pinhais, outro pré-candidato a prefeito, o vereador Delegado Michel Carvalho, também tem tendência a apoiar a esquerda, pois faz parte do Podemos, que é uma agremiação que nasceu dos socialistas mais moderados da Espanha. Sua mulher comemorou a vitória de Lula em 2022 em filmagem amplamente compartilhada nas redes sociais.
Carvalho tem o apoio do vereador Abelino, condenado recentemente por rachadinha, e que participou das manifestações de rua da APP Sindicato, que culminaram há pouco mais de um mês na invasão da Assembleia Legislativa do Paraná durante a votação do projeto “Parceiro da Escola” do governador Ratinho Junior.