As últimas pesquisas indicam que o ex-presidente Donald Trump vem reduzindo a diferença e até mesmo assumindo a liderança contra a vice-presidente Kamala Harris na corrida pela presidência dos EUA. Embora Harris ainda esteja à frente em alguns levantamentos, sua vantagem diminuiu consideravelmente.
Na pesquisa da Morning Consult, por exemplo, Harris aparece com 50% das intenções de voto, enquanto Trump alcança 46%, a menor margem desde que Harris substituiu Joe Biden como candidata democrata. A pesquisa Ipsos/Reuters aponta uma liderança ainda menor: Harris com 44% e Trump com 43%.
Já o levantamento da AtlasIntel mostra Trump na frente, com 49,1% contra 47,2% de Harris. A Economist/YouGov revela um empate técnico, com Harris em 47% e Trump em 46%. A AtlasIntel também aponta que Trump está conquistando o apoio dos eleitores independentes, com 48,4% dos que não têm filiação partidária preferindo Trump, em comparação com 43,6% que preferem Harris.
As pesquisas também destacam que Trump é visto como mais preparado em questões econômicas. Na Ipsos/Reuters, 47% dos eleitores confiam mais em Trump para lidar com temas como economia e emprego, enquanto apenas 37% preferem Harris nesse quesito.
Outro desafio para Harris é a baixa popularidade de Joe Biden. Dados da AtlasIntel mostram que apenas 40,4% dos entrevistados aprovam o governo atual, enquanto 54,7% desaprovam.
Sobre as Pesquisas
- **Morning Consult**: Entrevistou 8.807 pessoas entre 25 e 27 de outubro, com margem de erro de 1 ponto percentual.
- **Ipsos/Reuters**: Realizou a pesquisa com 1.150 adultos de 25 a 27 de outubro, margem de erro de 3,1 pontos percentuais.
- **AtlasIntel**: Consultou 3.490 entrevistados de 30 a 31 de outubro, margem de erro de 2 pontos percentuais.
- **Economist/YouGov**: Ouviu 1.446 eleitores entre 26 e 29 de outubro, margem de erro de 3,4 pontos percentuais.